Vitamina D não tem efeito significativo em doenças, mostra estudo

Um estudo publicado numa revista médica britânica aponta que o uso de vitamina D não tem qualquer efeito protetor significativo contra as doenças cardiovasculares, o cancro e as fraturas ósseas. Investigadores da Nova Zelândia consultaram 40 estudos para tentar estabelecer a importância da vitamina D na prevenção de várias doenças.

Para verificar a importância da vitamina D, os investigadores estabeleceram que a vitamina teria de diminuir os riscos das doenças em 15 por cento. Os resultados do estudo, publicados na revista Lancet § Diabetes Endocrinology, revelam que o suplemento de vitamina D resultou numa diminuição do risco de doenças cardiovasculares, cancro e fraturas em um limite inferior ao estabelecido de 15%.

Apenas as pessoas idosas que vivem em instituições têm beneficiado da vitamina D em combinação com o cálcio, observando-se uma redução no risco de fraturas superiores a 15%. “Tendo em conta estes resultados, é pouco justificável a prescrição da vitamina D para prevenir enfartes, acidentes vasculares cerebrais (AVC), cancro ou fraturas “, apontam os autores do estudo. Os pesquisadores afirmam,, ainda, que metade dos adultos americanos toma vitamina D.


Fonte: A Crítica